Tarots ditos "de Marselha" ou "de Marseille"

Tarot de Grimaud assinado Arnoult

Tarot de Besançon de 1898 - Mestre em Cartas de Paris - Tarot de Besançon

Enviar a um amigo
Em 1898, Grimaud tendo recuperado Lequart fabrica o seu jogo assinado Arnoult (1748). Este jogo é o ancestro do antigo Tarot de Marselha (Tarot de Marseille) editado por Paul Marteau 30 anos mais tarde. Na realidade trata-se de um Tarot de Besançon.

Este Tarot de Besançon é muito interessante porque Paul Marteau há copiado quase identicamente os traços deste jogo em 1930. Ele modificou as suas cores por outras muito semelhantes às do jogo Camoin de 1880 e chamou a esta curiosa mistura "antigo Tarot de Marselha" (ancien Tarot de Marseille) (cf livro "Tarot et Magie" editado pela Biblioteca Nacional de Paris (Bibliothèque Nationale de Paris)).

Este Tarot de Besançon de 1898 foi copiado sobre um Tarot de Besançon mais antigo do Mestre em Cartas Lequart donde um exemplar se encontra ao "Museu francês da carta de jogar" (Musée français de la carte à jouer) (Issy-les-Moulineaux, France). O Papa e a Papisa foram substituidos por Jupiter e Junon. As cores são completamente fantasistas e o gosto não foi particularmente feliz.
/media/TdeM/anciens/dits_TdeM/Grimaud_Arnoult_1748/








SITE OFICIAL DE PHILIPPE CAMOIN
"O Tarot de Marselha, somos Nós após Séculos"
Copyright © Philippe CAMOIN 1997-2014 Todos os Direitos Reservados
Este site utilisa as cartas do Tarot de Marselha reconstruido por Philippe Camoin e Alexandre Jodorowsky.
Copyright das cartas do Tarot Camoin-Jodorowsky © Philippe Camoin & Alexandre Jodorowsky 1997 Todos os Direitos Reservados


Todas estas páginas e o seu conteúdo (texto, imagens, sons, animações e todas outras formas de média) estão protegidos pelas leis francesas e internacionais sobre o direito de autor e propriedade intelectual. Toda a reprodução está interdita sem o acordo do autor. Toda a pessoa que moral e fisicamente atente contra estes direitos dispõe-se a uma perseguição. As imagens utilizadas nestas páginas estão marcadas electronicamente.
Escola de Tarot de Marselha Philippe Camoin: Cursos de Tarot (Tarô), Estágios de Tarot (Tarô), Formação de Tarot (Tarô ) para Tarólogos profissionais a Lisboa - Porto - Cascais - Algarve
Links amigáveis: Jodorowsky.com - TarotdeMarseille.com - Tarot.info

Visiteurs connectés : 15